• 19 2121-0022

Medicina por terapia celular

O IMAN conta com um centro de pesquisa e terapias com célula tronco no ambiente da medicina veterinária.

O Instituto IMAN conta com uma clínica médica de especialidades com três salas de atendimentos, centro cirúrgico e corpo médico para atendimentos nas áreas de anestesia, célula tronco, cirurgia, silvestres, ortopedia, odontologia, cardiologia, oftalmologia, oncologia, neurologia, dermatologia, nutrologia, fisioterapia, acupuntura, quiropraxia e endocrinologia, além de outras especialidades médicas que o paciente necessite ser submetido, de acordo com o seu quadro clínico.

Centro cirúrgico equipado para receber cirurgias de média e alta complexidade, ainda conta com aparelhos de alta tecnologia pensados e em oferecer condições seguras tanto para os médicos quanto para os pacientes.

Conheça nossas especialidades veterinárias

Especialidades
image

No IMAN trabalhamos com uma equipe de profissionais com muita experiência em tratamentos, ensaios clínicos e pesquisas, sempre atualizados na crescente descoberta de novas vertentes da terapia celular.


CLASSIFICAÇÃO DAS TERAPIAS

CÉLULAS TRONCO TOTIPOTENTES

Corresponde à fase do embrião recém-formado, com capacidade de gerar um novo organismo, incluindo os tecidos embrionários e os extraembrionários. São, portanto, capazes de gerar um indivíduo pleno.

CÉLULAS TRONCO PLURIPOTENTES

Geram todos os tipos de células de um indivíduo adulto, ou seja, de todos os três folhetos embrionários mas não formam tecidos extraembrionários, e não possuem a capacidade de gerar um indivíduo completo. Exemplo : células embrionárias.

CÉLULAS TRONCO MULTIPOTENTES

Também chamadas de células tronco adultas apresentam capacidade de gerar uma quantidade limitada de tipos celulares. Estão presentes no organismo a partir do feto até o indivíduo adulto. As células-tronco do cordão umbilical, da medula óssea, do tecido adiposo e de outros tecidos maduros são exemplos de células multipotentes ou adultas.

Divisão de células consideradas adultas

MESENQUIMAIS: As células tronco adultas são ainda divididas em dois grupos principais: células tronco hematopoiéticas e células tronco mesenquimais.
As células tronco mesenquimais (CTMs) são encontradas na fração de células mononucleares da medula óssea, nos tecidos adiposos, entre outros. As CTMs tem grande importância pois trabalha junto com sistema imunológico, mudulando e ativando, auxiliando na recuperação tecidual e diminuindo a resposta inflamatória. As CTMs também tem o potencial de se diferenciarem em multilinhagens, portanto alteraram sua expressão gênica para a de uma linhagem celular completamente diferente, assim, originando tipos celulares distintos como: células hepáticas, condrócitos, osteócitos, neurônios, adipócitos, células musculares, células epiteliais entre outros.

HEMATOPOÉTICAS: As células tronco hematopoéticas são células que possuem a capacidade de se autorrenovar e se diferenciar em células especializadas do tecido sanguíneo e células do sistema imune. A sua obtenção é feita a partir da medula óssea (considerada a fonte clássica dessas células), do cordão umbilical ou do sangue periférico. Usadas em tratamento para leucemias, linfoma, anemias , imunodeficiências entre outros.

Procedimentos IMAN

O IMAN utiliza hoje células tronco mesenquimais proveniente da medula óssea, pois essas células ainda primárias e indiferenciadas tem um potencial de proliferação e regeneração com respostas muito mais satisfatórias do que as CTMs proveniente de outros tecidos. Também sua obtenção é simples e um material rico com alta plasticidade. Trabalhamos conjuntamente com veterinários que encaminham seus pacientes para consulta e avaliação para o tratamento.

Temos disponível banco de células tronco para terapias heterológas e realizamos todo o processo de coleta de medula óssea, preparo e cultivo em nosso laboratório de cultivo celular. Para terapias de eleição alogênica também realizamos todas as etapas para o tratamento no IMAN, podendo o tutor do animal estar amparado com uma equipe de profissionais altamente qualificados e acompanhar todas as etapas da terapia celular.

  • Anestesia
    Células Mesenquimais
  • Anestesia
    Armazenagem
  • Anestesia
    Cultivo Celular
  • Anestesia
    Coleta de Célula
  • Anestesia
    Cultivo Celular
  • Anestesia
    Células Tronco