Endocrinologia

A Endocrinologia e Metabologia Veterinária é especialidade responsável por reconhecer e tratar distúrbios hormonais e do metabolismo. Os hormônios controlam desde o crescimento e desenvolvimento dos animais, até a regulação do metabolismo, reprodução e controle de algumas funções como temperatura e hidratação.

A produção excessiva ou insuficiente de hormônios ocasionam graves disfunções no organismo. Alterações do apetite (principalmente fome excessiva), beber muita água, urinar em grande quantidade, perda ou ganho de peso, lesões de pele recidivantes, alopecia (falta de pelo), exposição ao sol excessiva, alteração de cio, tremores, vômito e diarreia recorrentes podem estar relacionados a distúrbios hormonais.

As endocrinopatias mais frequentes em cães e gatos são: Diabetes Mellitus, hiperadrenocorticismo (Síndrome de Cushing), obesidade, hipotireoidismo, hipertireoidismo, hipoadrenocorticismo.

Normalmente as alterações hormonais acometem adultos e idosos, porém filhotes e jovens também podem apresentá-las. O diagnóstico das doenças hormonais consiste na experiência do profissional no exame e rotina clínica e nos exames complementares, portanto o acompanhamento periódico com um endócrinologista permite que as doenças sejam percebidas e tratadas precocemente, melhorando seu prognóstico e a qualidade de vida do animal.