A Reabilitação Veterinária apresenta papel essencial no tratamento e prevenção das doenças Neurológicas e Ortopédicas que acometem os animais.
Seus principais benefícios são a melhora da qualidade de vida do paciente e de seu tutor, alívio de dor e da inflamação, aumento na produção de colágeno, aceleração de recuperação e prevenção de doenças secundárias e eventuais sequelas.
Quando usada no pré e pós cirúrgico de cirurgias ortopédicas, acelera consideravelmente a recuperação, reduzindo a dor, prevenindo atrofias e contraturas.
A Fisioterapia é em seu conceito uma ciência que usa o agente físico como forma de tratamento. Se constitui em uma área que estuda, previne e trata distúrbios cinéticos funcionais gerados por alterações genéticas, traumas ou doenças adquiridas, ganhando grande impulso na Medicina Veterinária na última década, devido a necessidade de incorporar a especialidade nos tratamentos para melhorar a recuperação e a qualidade de vida dos animais.
INDICAÇÕES
São várias as indicações para a Reabilitação Veterinária. Entre as principais afecções podemos listar:
Coluna: hérnias discais, fraturas, cirurgias, síndrome de Wobbler, Subluxação atlanto-axial, mielopatia degenerativa;
Quadril: Displasia coxo-femoral, Luxação de quadril, Necrose Asséptica da cabeça femoral;
Cotovelo: Displasia do cotovelo;
Joelho: Luxações de patela; Ruptura do ligamento cruzado
Fraturas em geral;
Amputações;
Osteoartrite / Osteoartrose;
Suporte geriátrico;
Fraquezas e atrofias musculares;
Paralisias;
Desordens do Sistema nervoso central (encéfalo e medula), nervos e suas sequelas.
Técnicas:
eletroterapia, laserterapia, ultrassom terapêutico, Shockwave, cinesioterapia, terapia manual sutil biodinâmica, exercícios proprioceptivos atuando na reabilitação ortopédica, neurológica, controle de dor crônica , osteoartrose, magnoterapia entre outros.